santa maria

VÍDEO + FOTOS: alunos da rede privada começam a voltar às aulas nesta semana

Thays Ceretta

Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Segunda-feira para deixar a preguiça de lado

*ATUALIZADA ÀS 15H30MIN do dia 11 de fevereiro

Chegou a hora de voltar à rotina: dormir mais cedo, organizar o material e o uniforme antes, estudar e rever os amigos. As férias estão acabando para os estudantes da rede privada de Santa Maria. Muitos começaram a voltar para a escola na manhã de hoje. E, antes de entrar para a sala de aula, ansiedade, euforia, cara de sono e abraços apertados entre os colegas. Muitos pais decidiram acompanhar o retorno bem de perto.  


Os dois filhos da professora universitária Fernanda Londero Backes, 49 anos, estudam no Ensino Fundamental no Colégio Riachuelo, no bairro Camobi. Ela conta que é importante dar segurança para os meninos neste momento. A partir de agora, a rotina mais puxada e os hábitos voltarão ao normal.

_ Eu e meu marido viemos trazer eles para dar um apoio. É importante que eles saibam que podem contar com o núcleo familiar. Os dois já estão acostumados com o colégio, mas a gente faz questão de estar presente. Agora, eles voltam a ter mais disciplina, nas férias estava tudo liberado, era preciso descansar e relaxar _ comenta a mãe do Henrique, 11 anos e do Pedro, 13.


Dentro do ginásio ficava difícil conversar, afinal os jovens conversaram com os colegas para contar tudo o que aconteceu durante as férias.  

_ Fui dormir ansioso e feliz, é sempre assim. Ontem, dormi mais cedo, preparei o material, o uniforme e acordei mais cedo. É bom e triste voltas às aulas, mas é assim, esse é meu último ano no ensino fundamental, depois vou ter mais responsabilidade no ensino médio _ disse Pedro.

Se para alguns foi difícil acordar cedo, para o Lorenzo Calegari, 13 anos, desta vez foi mais tranquilo. O pai dele, Elonir Calegarim, 46 anos, conta que chamou o filho uma vez para levantar.  

_ Já deixamos tudo pronto antes. Ontem, ele dormiu cedo para acordar cedo. Geralmente é difícil tirar ele da cama, ainda mais que nas férias não tinha muito horário. Ano passado, eu lembro que chamei várias vezes para ele levantar _ relembra o pai.

Estudante da UFSM dá aula de ciência para crianças da Escola Sinos de Belém

Nesta segunda-feira, cerca de 700 alunos do Ensino Fundamental voltaram às aulas no Colégio Riachuelo. Amanhã é a vez de quem estuda no Ensino Médio.  

ESCOLA RECEBE OS ALUNOS COM MÚSICA

Na escola Medianeira, os cerca de 800 alunos entre a Educação Infantil até o 9º anos, voltaram para a sala de aula nesta segunda-feira. Antes de começar o primeiro dia do ano letivo eles foram recebidos com música no pátio. De um lado, pais contentes registrando este momento dos filhos, de outro as os jovens esbanjando sorriso e felicidade por voltar a estudar, rever os colegas e usar o material novo. A cena mais comum era dos alunos posando para as fotos. Foi o caso do Mateus que está indo para a escola pela primeira vez na vida. Hoje ele começa na pré-escola.

_ Parei para tirar uma foto dele, ele é um momento importante que precisa ficar registrado. Ele está bem feliz, eu que estou mais nervosa, foi uma correria, mas ontem nós arrumados a mochila, o uniforme e ele já dormiu cedo _ comentou Lucimara Gardin, 43 anos mãe do Mateus.


A pequena Maria Júlia Freo Bertoldo, 3 anos, está no maternal, ela desfilava com a sua mochila nova pelos corredores. Logo que enxergou a amiga Nicole Barros, 5 anos, as duas correram para um abraço. Além de rever os amigos a primeira semana é de adaptação para os estudantes.

_ Eu estava preparando ela em casa, explicando que vai ser uma professora nova, vão ter coleguinhas novos, tudo isso para ela chegar aqui e ter um bom retorno. A gente confia muito na escola, assim posso voltar tranquila para o trabalho_ ressalta Simone Freo, professora e mãe da Maria Júlia.

Pela energia das crianças era possível perceber que as férias foram super divertidas e que deixarão saudade, mas o período de volta às aulas é uma etapa de recomeço. Por isso, é possível que se levem alguns dias para retomar a dinâmica e ritmo em sala de aula. Pensando nessa fase de transição e readaptação à rotina escolar, é importante reintegrar-se gradativamente ao cotidiano que se tinha antes de entrar de férias.

Às vésperas de entrar em vigor, lei que proíbe fogos de artifício não tem definição sobre fiscalização

O orientador educacional Marcelo Flores, orienta aos pais para dialogar com os pequenos para que o retorno seja mais tranquilo.

_ É normal a gente avaliar as turmas e fazer algumas mudanças, isso é feito para melhorar o desenvolvimento de cada criança. É normal fazer essa mescla para dar mais qualidade ao professor e nas individualidades das crianças _ explica Marcelo.

Na rede pública (escolas municipais e estaduais) de Santa Maria, o ano letivo começa no dia 20 de fevereiro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estudante da UFSM dá aula de ciência para crianças da Escola Sinos de Belém Anterior

Estudante da UFSM dá aula de ciência para crianças da Escola Sinos de Belém

Qual a mochila ideal para cada idade? Próximo

Qual a mochila ideal para cada idade?

Educação